Case de compensação de resíduos garante segundo Prêmio Eco à RL Higiene e reafirma sua vocação para ações sustentáveis.
Dizem que o bicampeonato é mais difícil que o primeiro título. Talvez seja, talvez não. Mas ontem a RL Higiene levantou mais um caneco do Prêmio Eco, oito anos depois de sua estreia entre os campões. Esta é a premiação mais renomada em matéria de sustentabilidade empresarial.
O prêmio é promovido há 34 anos pela Amcham (Câmara Americana de Comércio Brasil-Estados Unidos). A edição 2016 aconteceu em parceria com o Estadão.
O case “Compensação de resíduos sólidos” desbancou concorrentes na categoria “Sustentabilidade em processos” e garantiu mais um troféu para a Vila Leopoldina. Parabéns à equipe da RL e aos parceiros Recicleiros e Yougreen!
Assista aqui ao vídeo exibido na cerimônia de premiação.
Confira o resumo do case premiado
A RL Higiene foi pioneira ao neutralizar 100% da massa de resíduos gerados por suas embalagens pós-consumo. Assim, os valores alcançados excederam os 22% exigidos pela legislação.
A iniciativa contou com a parceria dos Recicleiros, uma organização voltada para soluções e gestão sustentável de resíduos sólidos. Além disso, o projeto incluía também a Yougreen, uma cooperativa de catadores que operacionalizou o processo.
A política de investimento feita para esta mitigação permitiu o desenvolvimento e o incremento da renda da cooperativa de catadores. Com isso, a empresa também reconheceu a importância que essas pessoas têm nos processos de logística reversa de embalagens.
Em um ano (entre abril de 2015 e março de 2016), a RL compensou 7.525kg de resíduos plásticos. Ou seja, garantiu que uma massa equivalente de material fosse capturada pós-consumo e reinserida à cadeia produtiva por meio da reciclagem.