Grupas LIVE RL 2021

O Valor da Limpeza pós-pandemia no Brasil, EUA e Europa

Sob o tema “O Valor da Limpeza pós-pandemia no Brasil, EUA e Europa”, o encontro Grupas LIVE RL 2021 trouxe informações e reflexões sobre o retorno do mercado à normalidade no Brasil e no mundo, destacando a limpeza como fator fundamental para a saúde das pessoas e também para os negócios.

A apresentação de Ricardo Vacaro, diretor-geral da RL Higiene, embasou essa visão ao trazer os dados do mais recente estudo da ISSA (International Sanitary Supply Association), que revelam como a limpeza afeta a produtividade dos colaboradores, a lucratividade das empresas e a fidelidade dos clientes às marcas. 

Assista ao vídeo a seguir para conferir os números da ISSA:

O evento, terceiro com realização online desde o início da pandemia, contou ainda com participações inéditas: Toni D’Andrea, CEO da ISSA Pulire Network, na Itália; José Del Pino, CEO da INPACS, na Espanha; e Alan Tomblin, CEO da Network, nos Estados Unidos. 

Panorama internacional 

Os especialistas internacionais, que enviaram seus depoimentos exclusivamente para esta edição do Grupas LIVE RL, trouxeram um panorama da situação na Europa e nos Estados Unidos, regiões que estão à frente do Brasil na retomada das atividades e podem antecipar o que enfrentaremos aqui em um futuro próximo. 

Em comum, todos destacam o impacto da pandemia no mercado e na cadeia de suprimentos, com alta nos preços de matérias-primas e transporte, consequência do aumento do petróleo em todo o mundo, resultando ainda em redução da mão de obra na logística pelo valor do combustível. O setor enfrenta também uma reestruturação no fornecimento após o aumento da demanda em limpeza e higiene, que gerou escassez de produtos para realizar o atendimento.

“Muitos fornecedores criaram sistemas eficientes para atendimento ‘just in time’, mas a pandemia interrompeu quase todos eles. O resultado foi o aumento de danos e da escassez de produtos. Isso vai ser uma realidade provavelmente até a metade de 2022, talvez mais. Também enfrentamos escassez de mão de obra, o que é realmente preocupante: há cerca de 63 mil vagas abertas para motoristas de caminhão.” Alan Tomblin, CEO da Network – Estados Unidos.

Os especialistas concordam ainda sobre a adoção do sistema híbrido de trabalho no pós-pandemia. Isso traz mudanças tanto para o fornecimento de serviços de limpeza em escritórios, como para o setor de alimentação.  O aumento das exigências em limpeza e higiene deve atenuar o impacto dessa transição, mas ainda não será suficiente para a retomada dos níveis de consumo anteriores à pandemia.

“A pandemia fez com que a força de trabalho não voltasse 100% aos escritórios, impactando os mercados de limpeza e também de alimentos. Analistas dizem que os níveis pré-pandemia vão demorar muitos anos para retornar, se é que vão voltar.” José Del Pino, CEO da INPACS – Espanha. 

A comprovação da importância da limpeza para a saúde das pessoas foi o aprendizado da crise sanitária que todos observam como positivo. Atentos, porém, para que as lições não sejam esquecidas e que melhores práticas em limpeza e higiene continuem sendo aplicadas e disseminadas, garantindo proteção para as pessoas, inclusive para enfrentar crises semelhantes que possam acontecer no futuro.

“Depois da vacina, a limpeza é o instrumento mais eficaz para combater o vírus. Esperamos que a praxe virtuosa e necessária de colocar a limpeza no centro das atenções permaneça depois da pandemia e que seja considerada como ponto de interesse comum para preservar a segurança e a vida de todos”. Toni D’Andrea, CEO da ISSA Pulire Network – Itália. 

A importância de mensurar os resultados da limpeza

A RL reafirmou o desejo de criar conteúdos ricos a fim de destacar boas práticas no mercado, proporcionar um diálogo entre os facilities e mensurar os resultados que comprovam a importância da limpeza para a preservação da saúde das pessoas.

 

Por |2021-10-06T18:18:56-03:0005/10/2021|Sem categoria|Comentários desativados em Grupas LIVE RL 2021
Ir ao Topo