DNA da Limpeza Sustentável: compromisso com o planeta

“Empresas de todos os portes e segmentos deveriam ter consciência de que todas as suas atividades, direta ou indiretamente, consomem água e energia e, portanto, têm impacto sobre as mudanças climáticas. Uma vez conscientes deste fenômeno, deveriam desenvolver ações para mitigar os impactos“.

(Ricardo Vacaro, diretor-geral da RL Higiene)

Sempre atenta ao impacto de seus produtos na vida das pessoas e no ambiente, a RL busca, desde o início de sua trajetória, alinhar sua conduta a boas práticas socioambientais. Por meio de pesquisa constante e embasada por referências credenciadas, aperfeiçoa suas ações e é precursora de várias iniciativas para reciclagem, certificação de produtos e redução da pegada de carbono.

Copo ECO®

Com foco em reduzir cada vez mais o descarte de resíduo, a RL fez uma parceria com o Copo Eco® e traz uma nova abordagem para a hora da água ou do cafezinho nas empre­sas. São copos reutilizáveis, feitos em plástico durável, e representam 25 vezes menos impacto ambiental do que todos os copos descartáveis disponíveis no mercado atualmente.

Além de todos os benefícios para o ambiente, sua empresa também economiza em recursos financeiros. Um copo reutilizável evita a compra diária de 4 copos descartáveis por pessoa. Em um escritório com 100 pessoas, são utilizados, em média, 400 copos todos os dias, ou 8 mil copos por mês indo direto para o lixo. Com os copos duráveis, essa despesa pode ficar definitivamente fora do seu orçamento.

FSC – Forest Stewadship Council

A RL foi a primeira empresa da América do Sul a comercializar papéis toalha com o certificado FSC – Forest Stewardship Council, garantindo o uso de matéria-prima produzida com consciência ambiental. FSC é o sistema de certificação que mais cresce no mundo. Ele foi criado em Toronto, no Canadá, e hoje já está presente em 82 países. Sua missão é promover o bom manejo de nossas florestas conforme princípios que conciliam interesses ambientais com os benefícios sociais e a viabilidade econômica.

Bicampeã Prêmio Eco

Por duas vezes, a RL recebeu o Prêmio Eco, iniciativa da Amcham junto aos jornais Valor Econômico (2008) e O Estado de S. Paulo (2016), de reconhecimento a empresas com ações sustentáveis transformadoras.

Selo Ouro do GHG Protocol e selo CO₂ Neutro

As emissões de CO₂ da RL Higiene são neutralizadas através da compra de créditos de carbono social, graças ao Programa Brasileiro GHG Protocol, do qual a RL se tornou o primeiro membro do mercado de limpeza profissional, em 2010. Sete anos depois, em 2017, a RL constitui inventário das emissões de Gás de Efeito Estufa (GEE), que comprova a neutralização das 89 toneladas emitidas naquele ano ao adquirir créditos de carbono do Projeto Ecomapuá, do Pará. Pela qualidade do material, recebe o Selo Ouro do GHG Protocol e por ter compensado as emissões, conquista o selo CO₂ Neutro.

Análise Ciclo de Vida (ACV)

Em parceria com o Grupo de Prevenção da Poluição (GP₂) da Escola Politécnica da Universidade São Paulo, a RL Higiene desenvolveu um estudo baseado na metodologia de Avaliação do Ciclo de Vida e criou o Higindoor 201, o primeiro produto químico de limpeza criado com a ACV.

Logística Reversa

A RL também procura parcerias que acrescentem atributos à busca por melhores práticas. Caminha ao lado de organizações como a YouGreen com quem aplica a logística reversa para compensação de resíduos.

Limpeza sustentável

Criado pela RL Higiene, o conceito de Limpeza Sustentável* define a limpeza como aquela capaz de proteger a saúde das pessoas que fazem uso dos espaços e das que operam a limpeza. A ideia, portanto, é utilizar a menor quantidade possível de recursos materiais, garantindo o mínimo e adequado descarte na natureza. Um compromisso que faz parte do DNA da RL Higiene.

Na prática, isso significa:

Reduzir – o consumo de produtos, de água, energia, embalagem e transportes; o descarte e a quantidade de lixo; as emissões de CO2; os desperdícios, de forma geral. Aumentar – a economia; a segurança dos operadores e do público geral; a conscientização dos usuários; a capacitação e humanização dos operadores de limpeza; o protagonismo dos gestores.

 

*O conceito Limpeza Sustentável foi criado pela RL Higiene e não deve ser utilizado sem a devida citação da fonte.


Por |2020-04-07T14:27:24-03:0010/02/2020|Conscientização, Sustentabilidade|Comentários desativados em DNA da Limpeza Sustentável: compromisso com o planeta
Ir ao Topo