Linha do Tempo RL
conheça um pouco de nossa história!

1977
NOS FUNDOS DE UM CASARÃO NA LAPA.No dia 11 de janeiro de 1977, o advogado Sergio Vacaro funda a Comercial RL Materiais de Limpeza Ltda., no coração do bairro da Lapa, em São Paulo. O nome é uma homenagem aos seus filhos Ricardo, Rogério e Lilian.
Até o fim da década de 80, a RL funcionou como uma distribuidorade produtos tradicionais, como papel higiênico, papel toalha, copos descartáveis, detergentes, vassouras, palha de aço, e espanadores. Nesse período, duas aquisições foram importantes para sua expansão: a Epil, em1981, e a Klin-Mat, em 1983.

1989
FUNDAÇÃO DA ADPLA RL atua ativamente na fundação da ADPL – Associação dos Distribuidores de Produtos de Limpeza, hoje Abralimp.

1992
CAMINHANDO JUNTO COM A JOHNSON & JOHNSONAinda nos primeiros anos de uma parceria que iria durar até os dias de hoje, a Johnson & Johnson insere na RL de maneira significativa os conceitos de qualidade pelo GQF – Gestão da Qualidade do Fornecedor, um programa através do qual ela seria auditada e avaliada por meio de indicadores de qualidade.

1992
BOBRICK, A PRIMEIRA PARCERIA INTERNACIONALA RL passa a representar a Bobrick no Brasil, importando dispensers de embutir na parede, mais sofisiticados, feitos de aço inox e instalados nas edificações ainda na fase da obra.

1993
PAPÉIS 100% CELULOSEÉ lançada, pela Santher em parceria com a RL, a linha Inovatta de papéis sanitários, 100% celulose, juntamente com os modernos dispensers da San Jamar.

1994
SUPERCONCENTRADOS: UM CAMINHO A SEGUIRDe olho nas tendências do mercado americano, a RL passa a investir em químicos superconcentrados, algo inexistente no mercado nacional até então. Lança no Brasil a linha Quick-fill da Ecolab.

1995
A RL POR DENTRO DO MUNDO DA LIMPEZAA RL passa a fazer parte do quadro de associados da ISSA, a Associação Internacional da Indústria da Limpeza, principal organização do segmento e responsável por promover feiras e debates entre associados do mundo todo.

1996
A HORA DA RL QUALIXA RL apostou em um sistema integrado de limpeza que contemplava o tripé: ação humana, química e mecânica e o segmentou em sub-sistemas para banheiros, tratamento de piso, cozinhas, coleta de lixo, além de ferramentas de comunicaçãom e capacitação, tudo sincronizado em torno de um novo conceito e uma nova marca: Qualix.

1998
PARCERIA COM A FUNDAÇÃO ABRINQA RL se torna uma Empresa Amiga da Criança.

2000
PROJETO SOCIALA RL adota a Fundação Gol de Letra, através do Projeto “Ta Limpo”, da Fundação Abrinq e da ABRALIMP

2001
NOVA MARCAA marca Qualix é deixada de lado e uma nova logo marca surge.

2002
INDICADORES ETHOSA RL passa a ser avaliada pelos Indicadores Ethos, uma ferramenta de gestão que visa apoiar as empresas na incorporação da sustentabilidade e da responsabilidade social empresarial.

2002
IMPLANTAÇÃO DO ERP - ADVANCED PROTHEUS (AP5)Implantação do ERP – Sistema Integrado de Gestão Empresarial, que deu a RL uma maior confiabilidade dos dados e monitoração de processos em tempo real.













2003
1ª EDIÇÃO JORNAL DA HIGIENE: EM DEFESA DA SAÚDE E DO MEIO AMBIENTEA RL publicou seu primeiro material gráfico, o Jornal da Higiene: Em Defesa da Saúde e do Meio Ambiente. Esse engajamento marcaria o DNA da RL nos anos seguintes.













2004
BSCImplantação do BSC – Balanced Scorecard, uma ferramenta de gestão da estratégia que tem a finalidade de medir o desempenho estratégico da companhia.


2004
AS PRIMEIRAS CAMPANHAS DE CONSUMO CONSCIENTEEm parceria com o Instituto Akatu, são lançadas campanhas de mobilização para o consumo consciente. Essas campanhas iriam ganhar cada vez mais força na comunicação da RL.


2005
MUDANÇA PARA VILA LEOPOLDINA - REORGANIZAÇÃO SISTEMA LOGISTICOA RL faz as malas e deixa para trás os depósitos na Lapa, que não comportavam mais o tamanho e as ambições da RL. A nova sede é um galpão dentro de um condomínio na Vila Leopoldina. Todo o sistema logístico é reorganizado.


2005
UMA GESTÃO POR PROCESSOSModernização dos processos por meio da ferramenta BPMO – Escritório de Gerenciamento de Processos de Negócio.













2006
LINHA ESSENZ: SEU BANHEIRO TEM UM NOVO PAPELÉ lançada a linha Essenz para banheiros: são papéis, sabonetes e dispensers com a proposta de um novo padrão de excelência.


2006
RECONHECIMENTO DA UM VELHO PARCEIROA Johnson & Johnson elege a RL como fornecedor destaque no ano.


2007
BRONZE, PRATA E OUROA RL conquista a medalha de bronze no Prêmio Paulista de Qualidade da Gestão. Em 2008 veio a prata e em 2009, o ouro.


2007
LOGÍSTICA REVERSAA RL inicia o projeto de Logística Reversa junto à Arcor. Os panos descartáveis passaram a ser coprocessados, gerando assim combustível para a fabricação de cimento.













2007
100% VEGETALÉ lançado o Essenz Vert Capim Cidreira, o primeiro produtode origem 100% vegetal no mercado de higiene e limpeza profissional.


2007
PRÊMIO ABRAFACA ABRAFAC – Associação Brasileira dos Facilities – premiou a RL na categoria Serviços, graças ao case junto à agência de publicidade Leo Burnett. Dois anos depois o prêmio foi ganho novamente, desta vez com o case do Instituto Mauá de Tecnologia.


2008
NOVA LOGOMARCAMais leve, moderna, colorida e mostrando seu DNA: a RL entrou em 2008 de cara nova, renovando sua logomarca e sua assinatura.


2008
CERTIFICAÇÃO IBDA RL consegue a certificação do selo Ingredientes Naturais IBD – Inspeções e Certificações Agropecuárias e Alimentícia – para o sabonete capim cidreira.


2008
SELO FSC: PIONEIRISMO CONTINENTALLançamento do primeiro papel toalha da América do Sul com a certificação FSC – Forest Stewardship Council.


2008
PRÊMIO ECO DA AMCHAM - JORNAL VALOR ECONÔMICOReconhecimento como ganhador na Categoria GES – Gestão Empresarial para a Sustentabilidade do Prêmio Eco 2008 – Valor Econômico – Amcham.


2009
LEVAMOS O CASE FSC PARA CHICAGOA RL visita mais uma feira da ISSA – Associação Internacional da Indústria da Limpeza -, desta vez para divulgar o case FSC.













2009
MEDINDO O CARBONOElaboração do Primeiro Inventário de Gases do Efeito Estufa da RL.













2009
LANÇAMENTO DE PRODUTOS QUÍMICOS HIGINDOOR VERTCom base em ativos provenientes de fontes renováveis, embalagens recicladas e recicláveis, alta biodegradabilidade.













2009
PORTAL DO CLIENTEÉ lançada a plataforma online que permite aos clientes controlar sua própria gestão de compras e estoque.













2010
NEUTRALIZAÇÃO GASES DO EFEITO ESTUFA (GEE)A RL neutraliza as suas emissões de CO² do ano anterior através da compra de créditos de carbono social.


2011
PARCERIA POLI-USP E ACV - ANÁLISE DE CICLO DE VIDAInício da parceria com a POLI-USP, que teve como objetivo realizar ACV de nossos químicos.













2012
GESTÃO DO CICLO DE VIDA (ACV)Como resultado da parceria, o limpador multiuso Higindoor Vert foi o primeiro produto do segmento de limpeza profissional lançado a partir de um estudo de ciclo de vida, desta forma reduzindo o impacto ambiental desde a matéria prima até o descarte.


2013
LINHA LUNESOs dispensers da RL ganharam um novo visual, mais leve e sofisticado.













2013
PARCERIA POLI-USP E ACV - ANÁLISE DE CICLO DE VIDAO principal meio de divulgação da RL ganhou sua versão online, através da plataforma Tumblr. Lá são publicadas notícias, cases, artigos, vídeos, etc.













2014
CAMPANHAS DIGITAIS E VÍDEOSAlém dos hotsites, a estratégia digital incluiu a produção de vídeos de treinamento e institucionais, reforçando as campanhas de consumo consciente e as práticas ideais de higiene e limpeza.


2014
A RL CHEGOU NA PRAÇAEm ação junto à Subprefeitura da Sé, os novos banheiros da Praça Roosevelt passaram a ter o fornecimento de dispensers e insumos da RL Higiene.


2015
JOGO LIMPO: A HISTÓRIA DA RL É CONTADADe olho na celebração de 40 anos de existência, a RL se antecipou e lançou JOGO LIMPO – A História da RL Higiene e do mercado de limpeza profissional -, um registro histórico escrito por aqueles que fizeram (e os que ainda fazem) parte de sua história: colaboradores, clientes, fornecedores, amigos e concorrentes. O lançamento aconteceu justamente no aniversário de 80 de seu fundador, Sergio Vacaro.


2015
UMA REDE INTERNACIONAL NASCE DENTRO DA RLA partir do encontro da RL, Copapel, M. Pires e Maxclean, que atuam nos estados de São Paulo, Santa Catarina e Paraná, Minas Gerais e no Distrito Federal, respectivamente, nasceu a Allia Higiene, a rede dos melhores distribuidores de higiene e limpeza da América do Sul, inspirados nos modelos vistos na Europa (IMPACS) e nos EUA (Network), cujas redes atuam nacional e internacionalmente, porém com a alta qualidade do atendimento e a flexibilidade de quem atua localmente.


2015
O CAMINHO CERTO DO LIXOA RL abre suas portas para dois especialistas em gestão de resíduos sólidos: Yougreen e Recicleiros. O resultado disso é um case inovador que culminou na compensação de 5 toneladas de resíduos em um ano.


2016
FÓRUM RL DE ESCOLASApós trabalhos consistentes e muita experiência adquirida junto a escolas, a RL reuniu facilities desse segmento para debater temas importantes – incluindo a limpeza – num evento que foi batizado de Fórum RL de Escolas. A iniciativa deu tão certo que uma segunda edição aconteceu meses depois.


2016
UMA PUBLICAÇÃO DE PESODepois de muitos anos lançando materiais educativos a respeito de produtos, soluções e processos, a RL viu que era o momento de reunir todo esse conhecimento em uma publicação só. Dessa ideia surgiu a revista A EVOLUÇÃO DA LIMPEZA, que traz 35 páginas com conceitos, atitudes e técnicas para o leitor se adequar à limpeza moderna. O lançamento aconteceu no Cine Belas Artes.


2016
SAI LIMPEZA SUSTENTÁVEL®, ENTRA O VALOR DA LIMPEZADepois de 10 anos, a fase vivida pela RL pedia um slogan mais abrangente, que contemplasse a Limpeza Sustentável®, mas que ao mesmo tempo transmitisse sua preocupação com a saúde das pessoas e com o bem-estar nos locais de trabalho. E é isso o que emana o slogan O VALOR DA LIMPEZA: a limpeza como objeto central em nossa qualidade de vida.


2017
SAÚDEO conceito de Valor da Limpeza impulsiona a RL a criar uma solução especializada no setor da saúde. Com um portfólio focado em todas as áreas de hospitais, clínicas e laboratórios, participação em eventos do segmento e a produção de conteúdo exclusivo, a RL passa a ser uma especialista também nesta área.


2017
RECONHECIMENTORL Higiene se destaca como uma das empresas mais lembradas pelos profissionais de facilities no ano, em premiação organizada pela Revista Infra na qual profissionais contratantes elegem, livremente, empresas que por algum valor – agilidade, custo/benefíco, qualidade e ética, por exemplo – fizeram trabalhos dignos de tal reconhecimento. Em 2018 o prêmio veio pela segunda vez.


2018
MUDAR, MAS SEM PERDER A ESSÊNCIAA marca RL ganhou um novo toque, ficando mais forte e revelando nossa vocação para nos conectarmos, sem deixarmos de lado nossa transparência.


2018
RL CAMPINASA construção da Rede RL dá seu primeiro passo: nasce a RL Campinas, que passa a atender exclusivamente a Região Metropolitana de Campinas, o maior corredor tecnológico do Brasil.


2018
HYGEIARL une forças com a Hygeia, empresa focada em soluções de higiene e limpeza para o setor de HoReCa (Hotéis, Restaurantes e Catering).


2019
PROTAGONISMO NA LIMPEZA: CHEGOU O SELFCLEANING!Como resposta a tendências internacionais de protagonismo na limpeza, é lançado o SelfCleaning. Com design sofisticado, praticidade e produtos especializados, ele reúne as ferramentas necessárias para a limpeza das mesas de escritório. A ideia é que cada um seja responsável pela limpeza de sua estação de trabalho, realizando a limpeza em seu próprio tempo, sem necessidade de esperar pela limpeza regular