Fórum RL de Escolas chega à quarta edição

Fórum RL de Escolas tem o objetivo de aproximar gestores escolares. Evento promoveu debate sobre os desafios da manutenção predial em instituições de ensino.

O Fórum RL de Escolas foi criado para diminuir a distância entre os gestores de instituições de ensino. A ideia é promover networking e jogar luz nas boas práticas de gestão de facilities. Menos de dois anos depois de sua versão piloto, ele aconteceu pela quarta vez. Para isso, mesclou seu público habitual com algumas caras novas. Com isso, se firma como o principal evento para gestores de escolas.

Novo palco, mesmo evento

Depois de ser sediado pelos colégios Santa Cruz, Dante Alighieri e Liceu Pasteur, o evento mudou de cenário. Não havia crianças correndo entre os convidados e nem sirenes decretando início e término de aula durante as palestras. Quem recebeu a 4ª edição do Fórum foi o majestoso Edifício Cultura Inglesa, em Pinheiros, em 24 de abril. O edifício abriga a sede da Cultura Inglesa, parceira de longa data da RL Higiene. Além disso, também abraça o Consulado Britânico, Câmara do Comércio Britânico, BBC Rádio e TV e o BCC.

Depois de uma breve abertura da RL Higiene, na qual foram expostos os conceitos do Valor da Limpeza (assista aqui ao vídeo), foi a vez do anfitrião Jerson Souza, gestor de facilities da Cultura Inglesa. Ele revisitou a história da instituição e fez um raio-x da sua área, responsável pela administração de 44 filiais (SP e SC). A rede atende 77 mil alunos, com mais de 800 funcionários.

O Fórum RL de Escolas reúne instituições dos mais variados tipos, tamanhos, métodos de ensino, visões, níveis de renda, segmentos, etc. Apesar disso, todas têm algo em comum: cuidam de pessoas, a maioria de crianças, cujos pais são exigentes. Eles também têm, além de um bom projeto pedagógico, o conforto como premissa básica na hora de escolher uma escola. Isso faz com que a manutenção de suas instalações seja algo primordial para o bem-estar de todos. Por isso, esse foi justamente o tema desta edição do Fórum.

Convidado e debates

O convidado para falar do assunto foi Alexandre Lara, diretor da A&F Partners Consulting. Ele é figura conhecida entre os facilities por conta de sua longa trajetória na área e também por sua intensa presença em eventos da categoria. O tema de sua palestra foi o Desafio da Manutenção Predial no Setor de Educação. Ele evocou a frase de Williams Edward Deming – estatístico norte-americano (1900 – 1993): “Não se gerencia o que não se mede, não se mede o que não se define, não se define o que não se entende, e não há sucesso no que não se gerencia”.

A partir daí, Lara pontuou a necessidade de sair de uma manutenção corretiva para uma manutenção estratégica, focada na prevenção e que passa pela elaboração de planos de ação, capacitação de pessoas, criação de modelos de acompanhamento e gestão e também de matrizes de responsabilidades. Tudo isso levando em conta a complexidade e todas as particularidades da estrutura e do dia a dia de uma escola. Lara falou em criar “minhocas positivas” na cabeça dos gestores de escolas a fim de que esses realmente repensassem seus métodos e processos e buscassem melhorias em suas escolas.

Confira as fotos do 4º Fórum RL de Escolas

RL - 4 fórum rl de escolas 1

RL - 4 fórum rl de escolas 1

 

Perdeu o Fórum? A 5ª edição está marcada para setembro! Não perca a oportunidade de conhecer gestores de outras escolas. Fazer networking e conhecer novas ideias podem ajudá-lo em sua gestão.

Por |2020-10-13T09:54:54-03:0028/04/2018|Notícias|Comentários desativados em Fórum RL de Escolas chega à quarta edição
Ir ao Topo