Como a RL Higiene neutralizou suas emissões de carbono

Veja como a RL conquistou o Selo Ouro do GHG Protocol e a qualificação CO₂ Neutro ao reduzir suas emissões de carbono

 

A RL Higiene é uma empresa que não deixa mais uma pegada de carbono em suas atividades. Após fazer um inventário completo de suas emissões de Gás de Efeito Estufa (GEE), a empresa neutralizou as 89 toneladas emitidas em 2017 ao adquirir créditos de carbono do Projeto Ecomapuá, do Pará. Pela qualidade de seu inventário, recebeu o Selo Ouro do GHG Protocol – e por ter compensado as emissões, conquistou o selo CO₂ Neutro.

O Projeto Ecomapuá preserva uma área de 90.000 hectares do bioma amazônico na Ilha de Marajó, no Pará – uma região de conservação considerada de prioridade “extremamente alta” pelo Ministério do Meio Ambiente. A iniciativa impede a extração da madeira e proporciona geração de renda para a comunidade, garantindo a absorção de CO2 da atmosfera e contribuindo para o desenvolvimento social e econômico da região.

Confira no passo a passo a seguir como a RL Higiene conseguiu o Selo Ouro do GhG Protocol e o selo CO₂ Neutro.

Inventário de emissões de carbono

 

A RL Higiene faz o inventário de emissões desde 2009. O escopo considera tanto as emissões de suas atividades diretas como também as indiretas, incluindo assim o transporte de produtos, deslocamento de funcionários de ida e volta ao trabalho, viagens de negócios e descarte de resíduos. As atividades foram avaliadas conforme sua emissão de gases de efeito estufa e convertidas em toneladas de CO2 equivalente.

Selo Ouro GHG Protocol

A RL Higiene aderiu ao ciclo anual do GHG Protocol (principal ferramenta de medição de GEE no Brasil) e fez o registro público de seu inventário, reforçando a transparência – a verificação é feita por uma auditoria externa, acreditada pelo Inmetro. Por atender aos requisitos, a empresa conquistou o Selo Ouro do GHG Protocol, a graduação máxima concedida pelo programa

Neutralização de Carbono

Depois de converter o impacto ambiental em toneladas de carbono, foi hora de trabalhar na neutralização: todas as emissões foram compensadas com a aquisição de créditos de carbono do Projeto Ecomapuá – só em 2017, foram 89.000 kg de CO₂. Com isso, a RL Higiene conquistou também o selo CO₂ Neutro, da consultoria em sustentabilidade Eccaplan.

Planos de ação

Sabendo quais atividades geram as emissões de carbono, a RL Higiene elaborou um plano de ação para reduzir seu impacto ambiental, que inclui: controle e compensação dos resíduos sólidos das embalagens plásticas e de papelão de seus produtos; adequação da frota para etanol; manutenções periódicas no ar condicionado; e troca gradativa das lâmpadas por LED.

 

“Empresas de todos os portes e segmentos deveriam ter consciência de que todas as suas atividades, direta ou indiretamente, consomem água e energia e, portanto, têm impacto sobre as mudanças climáticas. Uma vez conscientes deste fenômeno, deveriam desenvolver ações para mitigar os impactos.” Ricardo Vacaro, diretor geral da RL Higiene

 


07/11/2018|Conscientização, NotíciasComentários desativados em Como a RL Higiene neutralizou suas emissões de carbono