Mondeléz – Menos panos descartados, mais produtividade

Fábrica de biscoitos da Mondeléz em Piracicaba economiza mais de 19% com implantação de panos descartáveis e novas ferramentas de limpeza. 

Em parceria com a RL Higiene para a implantação do pano descartável Sontara na área de produção, a fábrica da Mondeléz International reduziu o consumo de panos descartáveis na planta. Com isso, o consumo caiu 39,2% no mês de julho, em relação ao consumo médio mensal do ano anterior. Localizada em Piracicaba (SP), a fábrica produz os biscoitos Trakinas, Club Social e BelVita.

…o melhor desempenho [do produto], no mês de julho, reduziu o volume de panos descartados com resíduos na magnitude de 14 toneladas/ano…

A partir do diagnóstico da contratada, a equipe da Mondeléz International, formada pela técnica de Qualidade Assegurada Rosa Leme, a compradora Suelen Sklasky e a gerente de Qualidade Karina Gilberti, identificou uma oportunidade. Com a mudança, seria possível reduzir a geração de resíduos, conscientizar os usuários para a utilização mais consciente dos panos descartáveis e reduzir custos optando por um novo conceito de pano descartável. A solução encontrada foi  o pano descartável, em conjunto com ferramentas que facilitaram a limpeza. O produto foi escolhido por ser ideal para a limpeza de superfícies onde qualquer resíduo possa trazer prejuízos. Desse forma, o pano descartável assegura o baixo risco de contaminação por desprendimento de partículas. Com alta absorção e eficiência, o produto é mais seguro e econômico.

Meta ultrapassada

A líder mundial em chocolates, biscoitos, balas e bebidas em pó propôs à sua parceira um desafio. Além de alcançar a meta estabelecida de 35% de redução de consumo, manter o mesmo resultado durante três meses. Deu certo: o melhor desempenho da solução, no mês de julho, reduziu o volume de panos descartados com resíduos na magnitude de 14 toneladas/ano. Isso vai ao encontro da meta ambiental da companhia, de reduzir a geração de resíduo por tonelada produzida.

Para obter esse resultado, foram realizadas 55h de treinamento para a conscientização dos operadores de produção. Isso foi fundamental para o sucesso do projeto. Isso porque houve uma mudança de cultura na substituição dos panos de metros para os panos descartáveis pré-cortados com apenas 38cm. Além disso, foram monitoradas a utilização desses materiais e a redução financeira gerada nos três meses seguintes.

No primeiro mês, consumiu-se 35,2% menos dos produtos em relação aos panos que eram utilizados anteriormente. No seguinte, a redução chegou a 36%. No terceiro mês, o resultado alcançou 39,2% de redução.

“Os três meses de teste dos panos descartáveis foram importantes para avaliarmos a sustentabilidade de consumo e a redução financeira”, comenta Karina Gilberti. A proposta inicial foi superada desde o primeiro mês. Além disso, o sucesso do projeto também foi refletido financeiramente. Assim, houve uma redução de 19,32% nos gastos com panos descartáveis em julho em relação ao gasto médio mensal do ano anterior. O resultado gerou ganhos expressivos para as duas empresas, já que refletiu em um contrato de longo prazo com a RL Higiene.

A unidade fabril da Mondeléz no interior de São Paulo possui 38.462,28m² de área construída. São aproximadamente 1.600 funcionários.

 


17/03/2014|Cases0 Comentários