Qual a melhor opção para a limpeza efetiva da sua cozinha industrial?

Confira como produtos super concentrados ajudam a manter a limpeza de sua cozinha industrial

Manter sua cozinha industrial higiênica é algo fundamental. Para isso, a escolha dos procedimentos de lavagem e produtos de limpeza deve ser feita com cuidado, de modo a prezar pela qualidade de serviços, durabilidade e eficácia. Tudo isso levando em conta uma boa relação custo-benefício ao orçamento de seu comércio.

Apenas água e sabão são incapazes de eliminar todas as impurezas do ambiente e produtos tóxicos e abrasivos não são a melhor solução. Então, tendo isso em vista, qual a melhor forma de manter sua cozinha sempre limpa e em dia com as normas de higiene e limpeza da ANVISA? Basta investir em uma boa estratégia e produtos de limpeza eficientes.

As três etapas de higiene

A higienização de uma cozinha industrial deve ser feita em três etapas, de acordo com o portal Nova Safra – voltado para indústria alimentícia:

1º: Limpeza: Retirada do lixo, poeira e restos de alimento de todo ambiente e utensílios da cozinha.

2º: Descontaminação: Eliminação de agentes químicos e biológicos nocivos à saúde e alimentos.

3º: Desinfecção: Extermínio de microorganismos que possam contaminar os alimentos e trazer risco a saúde dos consumidores por meio de produtos concentrados.

 

Escolha produtos de limpeza específicos para uma Cozinha Industrial

No dia a dia de uma cozinha industrial há maior fluxo de pessoas e alimentos.É impossível ter como base os mesmos procedimentos e produtos de limpeza utilizados em uma cozinha doméstica. São necessários itens de alta concentração e com características especiais, que respeitem as normas estabelecidas pela ANVISA.

De acordo com a resolução – RDC nº 184, de 22 de outubro de 2001, por exemplo, detergentes para lavar louças com perfume são proibidos em cozinhas profissionais.

Além de manter a higiene é preciso zelar pela segurança do ambiente e dos alimentos, qualquer tipo de contaminação tóxica pode ser problemática para o estabelecimento e a saúde de seus consumidores. Os produtos super concentrados são as opções mais leves de manter a cozinha longe de microorganismos de modo eficaz e econômico.

O que são produtos super concentrados?

Como produtos super concentrados ajudam a manter a limpeza de sua cozinha industrial Produtos super concentrados possuem maior dosagem de substâncias ativas em sua fórmula. Dentre suas maiores vantagens estão: diluição correta sem desperdícios, possibilidade de aplicação em diversos ambientes sem danificá-los e facilidade de armazenamento (não ocupam muito espaço em seu estoque).

Outro fator positivo é que optando por esse tipo de produto você garante maior respeito ao meio ambiente. De acordo com a Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos, eles são benéficos ao planeta e ainda assim mais econômicos, pois há menor gasto com matéria prima e transporte. Além disso, suas embalagens consomem menos plástico, pois há uma grande quantidade de produto em um único frasco.

Na linha especial de produtos para Cozinha Industrial você encontra:

  • Produtos desinfetantes que não corroem superfícies com ação antimicrobiana de aplicação fácil e rápida (5 segundos).

  • Desincrustadores de óleo e gorduras carbonizadas para panelas e formas de alumínio.

  • Detergente cáustico para limpeza de fornos e grelhas.

  • Detergente neutro concentrado para lavagem manual dos utensílios de cozinha.

  • Polidores de aço inox que não arranham o material.

  • Sanitizantes para frutas, verduras e legumes

Cuidados especiais ao utilizá-los

Vale ressaltar que toda limpeza deve ser feita por uma equipe bem instruída. Os funcionários precisam receber treinamentos sobre como qual a função de cada produto e como utilizá-los, pois diferente dos comuns, eles precisam de uma aplicação mais complexa e com dosagens específicas.

Os produtos concentrados precisam ser diluídos. Sabendo quais são as medidas e maneiras de fazer isso a limpeza será mais eficaz e não haverá desperdícios. Seguir as orientações da embalagem também é importante para preservar a saúde de quem os manipula e não danificar os equipamentos.

 


19/06/2018|Higiene e Limpeza, ProdutosComentários desativados em Qual a melhor opção para a limpeza efetiva da sua cozinha industrial?