Limpeza Bilíngue – Colégio Liceu Pasteur

 

Colégio Liceu Pasteur moderniza sua limpeza com a solução completa da RL Higiene. Confira! 

Colégio Liceu Pasteur, na Vila Mariana. Começo de janeiro, 8h. Sala de aula com sua capacidade ocupada pela metade. Alunos de recuperação? Negativo. Era uma aula teórica do consultor técnico da RL Higiene ministrada aos operadores de limpeza do colégio franco-brasileiro. O evento aproveita a época do ano em que os alunos estão de férias. A matéria do dia? Como utilizar as ferramentas da melhor maneira, diluir químicos, operar as máquinas de tratamento de piso, limpar superfícies e repor papéis e sabonetes nos dispensers. Ou seja: como pôr a mão na massa e executar todo um processo de limpeza sustentável. Assim, cada processo é pensado para extrair o melhor desempenho de cada produto e melhorar a qualidade de vida dos operadores responsáveis pela limpeza. São quase doze mil metros quadrados,  que são ocupados por 1200 alunos, além de professores e funcionários.

“É sempre difícil mudar a mentalidade da pessoa em relação à limpeza. No Brasil, as pessoas estão acostumadas com práticas arcaicas, que passam de geração em geração. Quando o operador percebe que aquele processo irá ajuda-lo, ele oferece menos resistência”. É o que revela Itiberê Suckow, um dos consultores técnicos responsáveis pelos treinamentos.

Um bom exemplo dessa modernização proposta pela RL é a substituição de vassouras pelo mop pó. Trata-se de uma ferramenta desenvolvida com uma mecânica flexível. Além de cobrir uma área muito maior do que as vassouras tradicionais, ela retém mais sujeira e permite uma limpeza mais rápida. “A melhor coisa foi tirar a vassoura porque doía a coluna, era muito triste. O mop pó  é muito melhor”, garante Rita Alvani, operadora de limpeza da escola.

Outra ferramenta implantada foi o Clean Glass. O produto é utilizado especificamente para a limpeza de superfícies (metalizadas e vidros). Entre os principais benefícios, a economia de água. Sua ergonomia  evita posturas incorretas dos operadores de limpeza e consequentes problemas de saúde. É o que conta Claudia Pereira. “Sofri com uma tendinite por 20 anos. Cheguei a fazer duas operações. O Clean Glass melhorou muito minha vida, além de reduzir o tempo da limpeza”.

Colégio Liceu Pasteur Case RL

O treinamento é a etapa final de um processo que começou com um diagnóstico da limpeza praticada pelo colégio anteriormente. No primeiro ano de gestão, a RL reduziu o orçamento do Liceu Pasteur em 40,8%. Isso aconteceu mesmo com a implantação de uma solução completa, que inclui, além dos produtos para banheiro, ferramentas, acessórios e máquinas.

Case de sucesso

Se olharmos apenas para o consumo dos insumos de banheiro, os números continuam expressivos em relação ao antigo fornecedor no período de um ano.  A economia de sabonete foi de 68,7%. O consumo de papéis também caiu bastante. São 63% a menos no consumo de papel higiênico e 42,9% no de papel toalha. Esses valores representam uma economia financeira de 14% no período. Além disso, a entrada dos papéis da RL no colégio resultou numa redução impressionante em termos de impacto ambiental. Comparando o fornecedor anterior, foi economizado o equivalente a quase 50 árvores, 750 kg de CO² e 1700 kWh de energia.

“A RL agregou tempo e valor às minhas necessidades diárias, com produtos de qualidade que respeitam o meio ambiente e as necessidades individuais de meus colaboradores. Através de tecnologias diferenciadas, posso administrar o dia a dia de forma mais eficaz.”, comenta Adryella de Andrade, Coordenadora de Limpeza do Colégio.

Consciência bilíngue

A RL também mostrou sua vocação educacional, não se contentando em ensinar apenas os operadores de limpeza. A área de marketing cruzou fronteiras e produziu um cartaz em francês para disseminar a ideia de consumo consciente entre alunos, professores e demais funcionários. “Dites non au gaspillage, tout le monde est gagnant”. Ou seja, em português, “Você poupa, todo mundo ganha”.

Colégio Liceu Pasteur Case RL - Cartaz


17/04/2015|Cases0 Comentários