É Errado Jogar Papel Higiênico na Privada?

UOL publica reportagem na qual analisa as opções de descarte para papel higiênico. Confira! 

Em matéria publicada na seção de ciência, o UOL se aprofundou no polêmico tema do descarte de papel higiênico. O tema voltou às conversas graças aos holofotes da crise da água.

Confira um trecho da reportagem:

“A maioria dos brasileiros joga papel higiênico usado no lixo, algo que é encarado com surpresa por americanos ou europeus que vêm fazer turismo por aqui. É que, nesses países, quase todo mundo joga tudo na privada, e morre de nojo de pensar em manusear o cesto com resquícios de fezes diariamente. Mas, afinal de contas, qual a atitude mais correta?

Evitar o descarte no vaso sanitário, no Brasil, é algo que está ligado a um motivo muito simples: pouco mais da metade das casas têm acesso à rede coletora de esgoto. Em 2013, segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), só 63,5% da população contava com esse luxo. Na região Norte, o total não chegava a 20%.

Não se trata apenas de lugares pobres. Você pode passar as férias em uma bela casa no litoral norte de São Paulo e descobrir que, lá, xixi e cocô são direcionados para fossas sépticas, tanques enterrados no quintal com substâncias que digerem os sólidos, permitindo um descarte mais seguro para o meio ambiente. E a questão é que o papel higiênico pode entupir as fossas, prejudicando todo o processo.”

Leia a reportagem na íntegra aqui.


17/03/2015|Notícias0 Comentários