Conheça a RL - RL Higiene

Allia | Empresa Associada

Conheça a RL

Conheça a RL

Quatro décadas de experiência ensinam muito. Aprendemos, por exemplo, que investir em inovação é a melhor maneira de garantir que nossas soluções de limpeza sejam ao mesmo tempo eficientes, saudáveis e sustentáveis.

Ao desenvolvermos nossos produtos e processos de higiene profissional, aprendemos que a qualidade é a grande aliada na redução de custos, pois traz resultados mensuráveis e cria valor para o cliente. Por isso, jamais abriremos mão da excelência.

Mas entre todos os aprendizados, o mais importante foi descobrir que a saúde e o bem-estar das pessoas, o respeito pelo meio ambiente e uma relação equilibrada com clientes e parceiros foram responsáveis por termos chegado até aqui. E esses continuam sendo o que nos inspiram a continuar o nosso trabalho.

Visão, Missão e Valores

  • Visão

    Ser a melhor escolha no mercado ao gerar valor aos clientes com soluções diferenciadas em Higiene & Limpeza, garantindo assim a longevidade da empresa.

  • Missão

    Por amor e respeito à vida, nossas soluções de higiene e limpeza promovem a saúde e o bem estar das pessoas e contribuem para um mundo mais sustentável.

  • Valores

    Colaboração, perenidade, paixão, respeito, excelência e integridade

Nossa história

Nossa História
19
77
Casarão na Lapa
Nos fundos de um casarão na Lapa

No dia 11 de janeiro de 1977, o advogado Sergio Vacaro funda a Comercial RL Materiais de Limpeza Ltda., no coração do bairro da Lapa, em São Paulo. O nome é uma homenagem aos seus filhos Ricardo, Rogério e Lilian.

Até o fim da década de 80, a RL funcionou como uma distribuidorade produtos tradicionais, como papel higiênico, papel toalha, copos descartáveis, detergentes, vassouras, palha de aço, e espanadores. Nesse período, duas aquisições foram importantes para sua expansão: a Epil, em1981, e a Klin-Mat, em 1983.

Veja mais
19
89
Fundação da ADPL
Fundação da ADPL

A RL atua ativamente na fundação da ADPL - Associação dos Distribuidores de Produtos de Limpeza, hoje Abralimp.

19
92
Johnson & Johnson
Caminhando junto com a Johnson & Johnson

Ainda nos primeiros anos de uma parceria que iria durar até os dias de hoje, a Johnson & Johnson insere na RL de maneira significativa os conceitos de qualidade pelo GQF - Gestão da Qualidade do Fornecedor, um programa através do qual ela seria auditada e avaliada por meio de indicadores de qualidade.

Veja mais
19
92
Bobrick
Bobrick, a primeira parceria internacional

A RL passa a representar a Bobrick no Brasil, importando dispensers de embutir na parede, mais sofisiticados, feitos de aço inox e instalados nas edificações ainda na fase da obra.

19
93
Papéis 100% celulose
Papéis 100% celulose

É lançada, pela Santher em parceria com a RL, a linha Inovatta de papéis sanitários, 100% celulose, juntamente com os modernos dispensers da San Jamar.

19
94
Superconcentrados
Superconcentrados: um caminho a seguir

De olho nas tendências do mercado americano, a RL passa a investir em químicos superconcentrados, algo inexistente no mercado nacional até então. Lança no Brasil a linha Quick-fill da Ecolab.

19
95
ISSA
A RL por dentro do mundo da limpeza

A RL passa a fazer parte do quadro de associados da ISSA, a Associação Internacional da Indústria da Limpeza, principal organização do segmento e responsável por promover feiras e debates entre associados do mundo todo.

19
96
Qualix
A hora da RL Qualix

A RL apostou em um sistema integrado de limpeza que contemplava o tripé: ação humana, química e mecânica e o segmentou em sub-sistemas para banheiros, tratamento de piso, cozinhas, coleta de lixo, além de ferramentas de comunicaçãom e capacitação, tudo sincronizado em torno de um novo conceito e uma nova marca: Qualix.

Veja mais
19
96
Higiene e Limpeza em fascículos
19
98
Abrinq
Parceria com a Fundação Abrinq

A RL se torna uma Empresa Amiga da Criança.

20
00
Fundação Gol de Letra
Projeto social

A RL adota a Fundação Gol de Letra, através do Projeto "Ta Limpo", da Fundação Abrinq e da ABRALIMP

20
01
Logo RL 2002

A marca Qualix é deixada de lado e uma nova logo marca surge.

20
02
Implantação do ERP - Advanced Protheus (AP5)

Implantação do ERP - Sistema Integrado de Gestão Empresarial, que deu a RL uma maior confiabilidade dos dados e monitoração de processos em tempo real.

20
02
Indicadores Ethos

A RL passa a ser avaliada pelos Indicadores Ethos, uma ferramenta de gestão que visa apoiar as empresas na incorporação da sustentabilidade e da responsabilidade social empresarial. 

20
03
1ª edição jornal da higiene: Em defesa da Saúde e do Meio Ambiente

A RL publicou seu primeiro material gráfico, o Jornal da Higiene: Em Defesa da Saúde e do Meio Ambiente. Esse engajamento marcaria o DNA da RL nos anos seguintes.

20
04
Campanha de consumo consciente
As primeiras campanhas de consumo consciente

Em parceria com o Instituto Akatu, são lançadas campanhas de mobilização para o consumo consciente. Essas campanhas iriam ganhar cada vez mais força na comunicação da RL.

20
04
BSC

Implantação do BSC - Balanced Scorecard, uma ferramenta de gestão da estratégia que tem a finalidade de medir o desempenho estratégico da companhia.

20
05
Mudança para Vila Leopoldina
Mudança para Vila Leopoldina - Reorganização Sistema Logistico

A RL faz as malas e deixa para trás os depósitos na Lapa, que não comportavam mais o tamanho e as ambições da RL. A nova sede é um galpão dentro de um condomínio na Vila Leopoldina. Todo o sistema logístico é reorganizado.

20
05
Logo RL 2005
Uma gestão por processos

Modernização dos processos por meio da ferramenta BPMO - Escritório de Gerenciamento de Processos de Negócio.

20
06
Linha Essenz
Linha Essenz: seu banheiro tem um novo papel

É lançada a linha Essenz para banheiros: são papéis, sabonetes e dispensers com a proposta de um novo padrão de excelência.

20
06
Reconhecimento da um velho parceiro

A Johnson & Johnson elege a RL como fornecedor destaque no ano.

20
07
Prêmio Paulista de Qualidade da Gestão
Bronze, prata e ouro

A RL conquista a medalha de bronze no Prêmio Paulista de Qualidade da Gestão. Em 2008 veio a prata e em 2009, o ouro.

20
07
Logística Reversa

A RL inicia o projeto de Logística Reversa junto à Arcor. Os panos descartáveis passaram a ser coprocessados, gerando assim combustível para a fabricação de cimento.

20
07
100% vegetal

É lançado o Essenz Vert Capim Cidreira, o primeiro produtode origem 100% vegetal no mercado de higiene e limpeza profissional.

20
07
Prêmio ABRAFAC
Prêmio ABRAFAC

A ABRAFAC - Associação Brasileira dos Facilities - premiou a RL na categoria Serviços, graças ao case junto à agência de publicidade Leo Burnett. Dois anos depois o prêmio foi ganho novamente, desta vez com o case do Instituto Mauá de Tecnologia.

20
08
Logo RL 2008
Nova logomarca

Mais leve, moderna, colorida e mostrando seu DNA: a RL entrou em 2008 de cara nova, renovando sua logomarca e sua assinatura.

20
08
Certificação IBD
Certificação IBD

A RL consegue a certificação do selo Ingredientes Naturais IBD - Inspeções e Certificações Agropecuárias e Alimentícia - para o sabonete capim cidreira.

Veja mais
20
08
Selo FSC
Selo FSC: pioneirismo continental

Lançamento do primeiro papel toalha da América do Sul com a certificação FSC - Forest Stewardship Council.

Veja mais
20
08
Prêmio ECO
Prêmio ECO da AMCHAM - Jornal Valor Econômico

Reconhecimento como ganhador na Categoria GES - Gestão Empresarial para a Sustentabilidade do Prêmio Eco 2008 - Valor Econômico - Amcham.

20
09
Case FSC
Levamos o case FSC para Chicago

A RL visita mais uma feira da ISSA - Associação Internacional da Indústria da Limpeza -, desta vez para divulgar o case FSC.

20
09
Medindo o Carbono

Elaboração do Primeiro Inventário de Gases do Efeito Estufa da RL.

20
09
Portal do Cliente

É lançada a plataforma online que permite aos clientes controlar sua própria gestão de compras e estoque.

20
09
Lançamento de produtos químicos Higindoor Vert

Com base em ativos provenientes de fontes renováveis, embalagens recicladas e recicláveis, alta biodegradabilidade.

20
10
Registro Público de Emissões
Neutralização gases do efeito estufa (GEE)

A RL neutraliza as suas emissões de CO² do ano anterior através da compra de créditos de carbono social.

20
11
ACV
Parceria POLI-USP e ACV - Análise de Ciclo de Vida

Início da parceria com a POLI-USP, que teve como objetivo realizar ACV de nossos químicos.

20
12
Limpador Multiuso Higindoor Vert
Gestão do Ciclo de Vida (ACV)

Como resultado da parceria, o limpador multiuso Higindoor Vert foi o primeiro produto do segmento de limpeza profissional lançado a partir de um estudo de ciclo de vida, desta forma reduzindo o impacto ambiental desde a matéria prima até o descarte.

Veja mais
20
13
Linha Lunes
Linha Lunes

Os dispensers da RL ganharam um novo visual, mais leve e sofisticado.

Veja mais
20
13
FOCO Digital

O principal meio de divulgação da RL ganhou sua versão online, através da plataforma Tumblr.

Lá são publicadas notícias, cases, artigos, vídeos, etc.

Veja mais
20
14
Hotsites produtos e segmentos

Facilities, indústrias e escolas: esses foram os três hotsites de segmento fruto da estratégia da RL de desenvolver uma comunicação específica para cada público.

Os principais lançamentos do ano também ganharam um espaço online exclusivo.

www.rlfacilities.com
www.rlindustria.com
www.rlescolas.com

Veja mais
20
14
Campanhas digitais e vídeos

Além dos hotsites, a estratégia digital incluiu a produção de vídeos de treinamento e institucionais, reforçando as campanhas de consumo consciente e as práticas ideais de higiene e limpeza.

Veja mais
20
14
RL na praça Roosevelt
A RL chegou na praça

Em ação junto à Subprefeitura da Sé, os novos banheiros da Praça Roosevelt passaram a ter o fornecimento de dispensers e insumos da RL Higiene.

Veja mais
20
14
Visão e Valores da RL
Nova visão, missão e valores

Um novo ciclo se iniciou e com ele novas ideias passaram a nortear a postura da RL frente ao mercado a partir da Visão 2020.

20
15
Sérgio Vacaro em seu aniversário de 80 anos
Jogo Limpo: a história da RL é contada

De olho na celebração de 40 anos de existência, a RL se antecipou e lançou JOGO LIMPO – A História da RL Higiene e do mercado de limpeza profissional -, um registro histórico escrito por aqueles que fizeram (e os que ainda fazem) parte de sua história: colaboradores, clientes, fornecedores, amigos e concorrentes. O lançamento aconteceu justamente no aniversário de 80 de seu fundador, Sergio Vacaro.

20
15
Allia - A rede de higiene e limpeza da América do Sul
Uma rede internacional nasce dentro da RL

A partir do encontro da RL, Copapel, M. Pires e Maxclean, que atuam nos estados de São Paulo, Santa Catarina e Paraná, Minas Gerais e no Distrito Federal, respectivamente, nasceu a Allia Higiene, a rede dos melhores distribuidores de higiene e limpeza da América do Sul, inspirados nos modelos vistos na Europa (IMPACS) e nos EUA (Network), cujas redes atuam nacional e internacionalmente, porém com a alta qualidade do atendimento e a flexibilidade de quem atua localmente.

Veja mais
20
15
Cooperativa Yougreen
O caminho certo do lixo

A RL abre suas portas para dois especialistas em gestão de resíduos sólidos: Yougreen e Recicleiros. O resultado disso é um case inovador que culminou na compensação de 5 toneladas de resíduos em um ano.

Veja mais
20
16
Fórum RL de Escolas
Fórum RL de Escolas

Após trabalhos consistentes e muita experiência adquirida junto a escolas, a RL reuniu facilities desse segmento para debater temas importantes - incluindo a limpeza – num evento que foi batizado de Fórum RL de Escolas. A iniciativa deu tão certo que uma segunda edição aconteceu meses depois.

Veja mais
20
16
A Evolução da Limpeza
Uma publicação de peso

Depois de muitos anos lançando materiais educativos a respeito de produtos, soluções e processos, a RL viu que era o momento de reunir todo esse conhecimento em uma publicação só. Dessa ideia surgiu a revista A EVOLUÇÃO DA LIMPEZA, que traz 35 páginas com conceitos, atitudes e técnicas para o leitor se adequar à limpeza moderna. O lançamento aconteceu no Cine Belas Artes.

Veja mais
20
16
RL Higiene
Sai Limpeza Sustentável®, entra O Valor da Limpeza

Depois de 10 anos, a fase vivida pela RL pedia um slogan mais abrangente, que contemplasse a Limpeza Sustentável®, mas que ao mesmo tempo transmitisse sua preocupação com a saúde das pessoas e com o bem-estar nos locais de trabalho. E é isso o que emana o slogan O VALOR DA LIMPEZA: a limpeza como objeto central em nossa qualidade de vida.