Instituto Mauá - Cases - RL Higiene

Allia | Empresa Associada

Descrição

Ver todos os cases
Instituto Mauá - Engenharia Sustentável

Infográfico Engenharia Sustentável "RL Higiene participa da Eureka e mostra que parceria com o Instituto Mauá de Tecnologia passou de ano – e com louvor"

Alunos ansiosos indo e vindo, familiares maravilhados com as inovações que viam e professores orgulhosos de seus aprendizes. Esse era o clima no ginásio do Instituto Mauá de Tecnologia, nos dias em que hospedou a Eureka, tradicional exposição que reúne os trabalhos de conclusão dos cursos de Administração, Design e Engenharia. Entre as dezenas de estandes de alunos, um deles não tinha estudantes e nem invenções mirabolantes, mas um estudo que deveria ser exemplo: era o estande da RL Higiene, que celebrava a parceria com o Instituto.

“Muito nos motiva chegar aos sete anos de parceria com resultados tão espetaculares. Este é um dos cases que melhor ilustram como produtos de qualidade e performance podem custar menos ao orçamento de uma empresa ou entidade” afirma Evandro Camargos, gerente de vendas da RL Higiene. “Fato que pode não parecer tão inovador, mas que na prática exige uma boa dose de ousadia dos gestores. Por isso, é um ótimo exemplo para compartilhar no Eureka.”

O colorido estande trazia os resultados alcançados: redução nos consumos de papel toalha (38% no período entre 2008 e 2014), sabonete (83%), papel higiênico (65%), economia no orçamento anual (47,5%) e também do impacto ambiental: economia de 57 mil kWh e 25 toneladas de CO², além de ter poupado 1.629 árvores - confira o infográfico abaixo. “A RL é uma empresa preocupada com o meio ambiente e tem ajudado a Mauá a adotar medidas que favorecem o uso consciente de recursos naturais, contribuindo com o meio ambiente”, afirma o Eng. Luciano de Souza, gerente de manutenção e serviços. “O Instituto apresenta aos alunos maneiras sustentáveis de desenvolver projetos e colocá-los em prática, assim, foi muito bom ter a RL presente na Eureka demonstrando uma maneira de manter a qualidade de vida e não agredir o meio ambiente”.

Para atingir esses resultados, a RL fez um estudo das necessidades da instituição, mensurou o consumo, desenvolveu uma solução personalizada e modernizou os equipamentos dispensadores dos suprimentos. Os funcionários da limpeza do Instituto foram treinados para o abastecimento e campanhas de consumo consciente foram veiculadas por meio de cartazes.

Quando tudo começou

A relação entre as duas começou no ano de 1977, assim que Ricardo Vacaro, hoje diretor geral da RL Higiene, viu seu nome entre os aprovados do curso de Engenharia Metalúrgica. Por coincidência, a RL havia sido fundada no início daquele mesmo ano. Três décadas depois voltaram a se encontrar quando o ex-aluno foi convidado a dar uma palestra no TEDxMauá, evento sediado pelo Instituto Mauá de Tecnologia. O tema foi Causa e Efeito no Meio Ambiente.

O ano de 2015 começou com uma novidade: a RL Higiene passou a dar nome a um prêmio da AEXAM - Associação dos Ex-Alunos do Instituto Mauá de Tecnologia. Durante a Eureka, Ricardo Vacaro atuou como um dos avaliadores dos trabalhos dos alunos de Engenharia Química. O grupo responsável pelo melhor trabalho desse curso recebeu das mãos de Rogério Vacaro, diretor comercial, o prêmio que passou a ter o nome da RL Higiene.

Eng. Luciano de Souza: “A RL é uma empresa preocupada com o meio ambiente e tem ajudado a Mauá a adotar medidas que favorecem o uso conscientede recursos naturais”.