Cinemark - Cases - RL Higiene

Allia | Empresa Associada

Descrição

Ver todos os cases
Cinemark - Padrão de limpeza que reduz impacto ambiental

Cinemark

Setecentos e dezoito mil litros de água, 34 mil kWh de energia, 411 árvores e 2,7 toneladas de gás carbônico. Esta é a economia conquistada pela Cinemark com o programa limpeza sustentável. Fruto de uma parceria com a RL Higiene, o projeto abrangeu os 52 complexos da rede de cinema nos quais foi implementado.

Utilizar o mínimo de recursos naturais e garantir um descarte adequado do lixo gerado são alguns dos pilares da limpeza sustentável. Para isso, a Cinemark passou a escolher produtos e processos que diminuem o consumo de água e energia, além de reduzir os compostos químicos utilizados na higiene do local.

Proteger a saúde das pessoas que transitam pelo ambiente e das que manuseiam esses produtos também faz parte do programa. Todos os espaços do complexo – salas de cinema, banheiros, corredores, snack bar, área administrativa, etc. – são higienizados seguindo as normas do programa.

Para alcançar todos os cinemas da Rede Cinemark – hoje em 28 cidades do país -, a RL criou uma cartilha de limpeza e um DVD com procedimentos necessários e orientações para o uso correto dos equipamentos e produtos químicos, evitando desperdícios. Entre 2004 e 2009 foram ministradas 451 horas de treinamento para os profissionais de atendimento ao cliente (PACs), gerentes e auxiliares de limpeza da Rede de cinemas. Além disso, são promovidas com frequência auditorias nas operações de limpeza dos complexos a fim de assegurar o padrão proposto e identificar oportunidades de melhoria nos processos de higienização.

Os produtos de alto desempenho funcionam desde que haja uma boa gestão sobre ele, por isso o treinamento das equipes é fundamental. Qualquer produto utilizado para limpeza gera impacto na natureza. O trabalho da RL junto à Cinemark busca minimizar estes danos.

Paulo Rego, diretor de Operações da Rede Cinemark, conta que teve início neste ano a substituição de produtos com base sintética por compostos cujo princípio ativo é proveniente de fontes renováveis. Assim, o meio ambiente absorve, de forma natural, 90% do que é descartado. Estes produtos já são usados na limpeza das pipoqueiras, por exemplo. Com alta taxa de biodegradabilidade e baixa emissão de resíduos poluentes para o meio, a limpeza da Rede Cinemark tende a ficar ainda mais sustentável.