ACV – ​Veja como funciona a Análise do Ciclo de Vida de um produto

A Gestão do Ciclo de Vista de produtos tem base na metodologia ACV (Análise do Ciclo de Vida), que mensura os possíveis impactos ambientais de um produto, da produção ao descarte. Saiba mais!

 

Consciência ambiental, do início ao fim do processo. Foi com essa intenção que a RL Higiene desenvolveu, em parceria com o Grupo de Prevenção da Poluição (GP2) da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, um estudo pioneiro com produtos químicos para limpeza. A análise teve como objetivo conhecer o impacto ambiental dos químicos que comercializa, “do berço ao túmulo”. Ou seja: do seu desenvolvimento até seu destino final na natureza.

​O estudo se baseou na metodologia de avaliação do ACV (Avaliação do Ciclo de Vida). A técnica é utilizada para mensurar os impactos ambientais do produto, considerando a extração e processamento das matérias-primas, fabricação, transporte e distribuição em todas as suas etapas, além do uso e despejo final.

​Essa metodologia atende as normas NBR ISO 14040 e 14044, que avaliam os impactos ambientais de um produto. Com ela, foi possível que a RL implantasse o LCM (Life Cicle Management). Trata-se de uma moderna tendência de pesquisa e desenvolvimento de produtos, que consiste no gerenciamento do ciclo de vida do produto, na busca pela redução e prevenção de impactos ambientais.

Identificando o consumo e o ciclo de vida de seus produtos, a RL pode adaptar suas fórmulas e desenvolver produtos com menor impacto ambiental. Seja modificando a produção, repensando a entrega ou estabelecendo novas formas de consumo, toda a gestão do ciclo gera um produto mais eficiente e menos agressivo ao ambiente. “Nosso papel é mobilizar toda a cadeia de fornecimento, no sentido de conhecer a origem dos produtos e privilegiar as melhores práticas de fabricantes e fornecedores. Isto com certeza contribui para uma produção mais limpa e para uma melhora significativa na qualidade de vida em nosso planeta”, comenta Ricardo Vacaro, diretor geral da RL Higiene.

Confira no vídeo um pouco mais sobre a ACV e como a RL utiliza esse conceito:

 

Higindoor 201: um marco no mercado de limpeza profissional

Ao produzir o Higindoor 201 (ou H201), a RL foi pioneira no Brasil. O H201 foi o primeiro produto químico de limpeza criado com a ACV.  A partir do estudo realizado em parceria com a USP, o H201 evoluiu e surgiu com uma nova fórmula que reduz em 80% a emissão de CO2, 95% da toxidade terrestre e 90% da toxidade humana. 


Veja como a RL Higiene neutralizou suas emissões de carbono


O H201 também trouxe outra novidade: o bico diluidor por tipo de limpeza, com três diluições. Simples de usar e econômico, a combinação das duas inovações fazem dele um dos produtos com maior índice de eficiência do mercado.Trata-se, assim, de uma solução concreta para uma necessidade cada vez maior das empresas preocupadas com o impacto socioambiental de suas ações.

O projeto chamou atenção da comunidade internacional, sendo escolhido para ser apresentado no LCM 2011 – Congresso Mundial de Análise do Ciclo de Vida, realizado em Berlim, na Alemanha, em agosto de 2011. 

 


23/11/2018|Conscientização, NotíciasComentários desativados em ACV – ​Veja como funciona a Análise do Ciclo de Vida de um produto