Facilities de Volta à Sala de Aula – 2º Fórum RL de Escolas

Após sucesso da primeira edição, RL promove o segundo Fórum RL de Escolas e consolida evento no calendário dos facilities.

Por que esperar um ano, se não faltam assuntos a serem discutidos e nem disposição para fazer um evento? Foi essa a pergunta que a RL Higiene se fez ao programar o 2º Fórum RL de Escolas. Após anos de estreito relacionamento com facilities de escolas com diferentes tipos e localidades, a RL identificou uma lacuna. Escolas que recebem crianças de idades variadas, escolas de idioma, faculdades, escolas de crianças carentes, etc. Percebeu-se que esse público mantinha quase nenhum contato entre si. Isso tornava cada escola seu próprio mundo, desperdiçando, assim, a chance de conhecer ideias que poderiam melhorar seus processos. A solução encontrada para suprir essa necessidade foi clara. O 2º Fórum RL de Escolas, marcado apenas seis meses depois de sua estreia.

O palco dessa vez foi o Dante Alighieri. O colégio reformulou seus processos de limpeza com a RL e desde então coleciona marcas impressionantes. Entre os destaques, redução do orçamento com limpeza e higiene, do uso de insumos, engajamento dos operadores e eficiência da limpeza.

Centro Social Marista Robru

Numa manhã comum de quinta-feira, jovens idades variadas chegavam ao campus no bairro Jardins para mais um dia de aula. Simultaneamente, um público pouco conhecido de alunos e professores ocupava o auditório Guglielmo Raul Falzoni para participar do Fórum.

Marcio Usmari, superintendente do Dante, e Ricardo Vacaro, diretor da RL, deram as boas-vindas. Em seguida, convocaram os facilities do Centro Social Marista Robru para apresentar o case construído com RL. À serviço da comunidade do Jardim Robru, Zona Leste de São Paulo, a instituição recebe crianças no início da infância. Célia Hara e Alexandre Silva detalharam as etapas da construção dos processos de limpeza que levaram à escola resultados significativos. Entre os destaques estão a redução da quantidade de água utilizada, do tempo gasto na limpeza e dos custos com os produtos. Além disso também houve impacto na saúde, reduzindo o índice de viroses e aumentando a qualidade de vida dos operadores de limpeza.

Gestão de Resíduos

Enquanto a primeira edição abordou as epidemias do primeiro semestre, desta vez o assunto foi gestão de resíduos. Para isso, a RL convidou especialistas no assunto: a Recicleiros e Yougreen.

A primeira teve como porta-voz Erich Burger, que falou sobre desenvolver e implantar programas de gestão sustentável de resíduos em escolas. Na sequência, a Yougreen (cooperativa que realiza coleta seletiva, triagem, conscientização, diagnóstico e logística reversa de resíduos recicláveis) revelou como a RL conseguiu compensar 5ton de resíduos em um ano.

Após uma verdadeira aula de gestão de resíduos, Joaquim Felix, que está à frente do Departamento de Patrimônio e Almoxarifado do Dante, apresentou um case que fez os olhos dos presentes brilharem. Trata-se da Reciclagem de Resíduos e Aproveitamento do Resíduo Orgânico. Na vanguarda da gestão de resíduos, o Colégio já destinou cerca de 570ton de resíduos para a reciclagem em 16 anos. É uma média anual de aproximadamente 35 toneladas. Joaquim criou um sistema que coletou 18ton de orgânicos entre janeiro e setembro de 2016.

A matéria foi encaminhada para processos de compostagem acelerada, compactação, abastecida com matéria orgânica diversa e, por fim, seguiu para a vermicompostagem. O resultado é uma horta orgânica no topo de um dos prédios do Dante. E foi lá que o 2º Fórum RL de Escolas se encerrou, num tour que, além de passar pela horta, levou os facilities a conhecer a escola.

No balanço final, o Fórum teve uma edição em cada semestre. Abordando assuntos como saúde, gestão de resíduos e limpeza em escolas, o evento se consolidou no calendário dos facilities.

2º Fórum RL de Escolas

2º Fórum RL de Escolas

2º Fórum RL de Escolas

2º Fórum RL de Escolas


17/06/2017|Cases, Notícias0 Comentários